terça-feira, 6 de abril de 2010

Chuvas

Hoje desde cedo todos os jornais, na TV e na Internet, relatam a catástrofe ocorrida no Rio de Janeiro, como foi possível observar no post anterior, já são dezenas de mortos, além das diversas famílias desabrigadas, o caos no transito e muito mais. Já houveram diversos desabamentos de encostas, que foram a principal causa das mortes.

Sempre que ocorre fortes chuvas, seja em São Paulo, no Rio de Janeiro ou em qualquer lugar do Brasil, a culpa na maioria das vezes é jogada pro governo, por não ter preparado a cidade para enfrentar uma chuva forte, porém a população esquece que uma parte da culpa também é sua, ao jogar lixo nas ruas, o que muito comum de ser visto em São Paulo, pessoas jogando moveis em qualquer lugar, em corregos por exemplo.

Dizendo isso eu não tiro a culpa do governo, que claro tem que tirar as pessoas de locais de risco, limpar bueiros e corregos, fazer piscinões, solos permeáveis e etc . Eu digo no sentido de a população ao invés de apenas reclamar, mudar a sua atitude também.

Outro fator também "culpado", é o grande volume de chuvas em períodos curtos, nesse inicio de ano, o volume das chuvas foi muito maior do que o comum nessa época do ano, ou chovia muito em um período pequeno, ou chovia por muito tempo seguido, esse grande volume de chuva que causou vários deslizamentos, um que eu me recordo claramente, foi o ocorrido logo no primeiro dia do ano, em Angra dos Reis, onde também morreram varias pessoas.

Tragédias desse tipo vem acontecendo com maior frequência. Portanto além de novas atitudes do governo, como as citadas acima, e a conscientização das pessoas , que provavelmente melhorariam muito a situação, mas dificilmente extingui-la pois ainda haveria a questão das chuvas que não tem como serem controladas.


Para mais informmações sobre as chuvas no Rio:
http://colunas.g1.com.br/aovivo/category/rio-de-janeiro/chuva/

Um comentário:

  1. Gente! Estamos fazendo uma pesquisa sobre os tipos de manifestações culturais que vocês gostariam de ver na facul.
    Entrem no nosso blog e votem!

    http://projetoufabcultura.blogspot.com

    É importante a participação de vocês! =)
    Quem quiser ajudar a divulgar, agradecemos! ^^

    Bom, com certeza a problemática das enchentes não é algo que pode ser resolvido a curto prazo, entretanto com a mobilização e ajuda da população é possível diminuir alguns de seus efeitos.

    ResponderExcluir